terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Bioenergética e respiração

 
A Bioenergética trabalha com as energias da vida. No Universo, tudo é constituído de energia, e no Homem esse elemento está profundamente ligado à respiração, que por sua vez está conectada com os processos que envolvem os movimentos da nossa musculatura. O ato de respirar é o mais importante e essencial para a manifestação da vida no ser humano. Logo ao nascer ele já se expressa no mundo através da respiração, ativando todo o funcionamento do seu corpo.

Tudo que envolve a energia corporal se reflete na mente, da mesma maneira que mobiliza os eventos que ocorrem no organismo físico. Assim, as emoções incidem diretamente na forma como respiramos. Cada uma produz um tipo de respiração diferente, e nos condicionamos desde a infância a reprimir nossos sentimentos diante das ameaças externas ou do que esperam de nós. Desta forma, tensionamos os músculos e deixamos de nos expressar espontaneamente. Quando crescemos, incorporamos esse tipo de comportamento e passamos a dissimular o que sentimos.
A bioenergética é uma terapia que permite ao Homem reconectar-se com seu corpo, aproveitando ao máximo seu potencial. Ao se reencontrar consigo mesmo, nesta jornada de autoconhecimento, o indivíduo atinge o objetivo almejado, ou seja, ele liberta suas tensões agudas, permanentes, bem como suas emoções, sentimentos contidos, formas cristalizadas de ver o mundo, além de impulsionar o movimento imprescindível para a vida.
Na prática da bioenergética, o sujeito aprende a expressar o que sente através da respiração. Ao fortalecer, por exemplo, a respiração, os músculos se contraem, movimento condicionado que se manifesta na tentativa de conter um sentimento, do qual se perde o domínio, vindo assim à tona na forma de um pranto, de um grito, um sinal de temor ou uma risada. A seguir, a musculatura se solta, a pessoa respira com calma e ela é inundada por um sentimento de paz. Desta forma, deixando que suas emoções se revelem livremente, o Homem vê atitudes e sentimentos programados serem modificados.
A bioenergética permite, assim, a compreensão da forma de expressão corporal de cada um, por meio da prática de exercícios que aliam ações corporais, mentais e espirituais, com o objetivo de ajudar as pessoas a liberarem toda sua carga de prazer e alegria reprimida desde cedo. Assim, o ser humano pode finalmente exercitar sua forma de pensar, de agir, de sentir, com plena liberdade, conquistando uma melhor qualidade vital, mais sensibilidade, discernimento e coragem para lutar pelo que deseja, não pelo que esperam dele.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário