domingo, 7 de agosto de 2011

PILATES E ARTROSE

A artrite ou artrose, conhecida como doença de desgaste do osso, é muito comum e atinge as pessoas idosas A artrose pode ter várias causas: desgaste das articulações (osso com osso), envelhecimento, abuso nos movimentos repetitivos e de impacto nas articulações, como também carregar muito peso.Pessoas com artrose têm freqüentes dores nas costas, o que pode aumentar a curvatura lombar (lordose). A prática do Método Pilates ajuda a amenizar essas dores, porque fortalece a musculatura das regiões do abdômen, coxas e dos glúteos, desenvolve a flexibilidade e o controle motor.

A intensidade da dor pode chegar a interferir no dia-a-dia das pessoas, ao diminuir a amplitude de seus movimentos e dificultando atividades  comuns como  andar, ficar  em pé, sentar, subir e descer escadas, colocar meias, amarrar o cordão do sapato. “Os exercícios de Pilates ajudam a manter e a melhorar os movimentos e a execução das atividades de vida diárias. Além disso, o método é recomendável por melhorar a circulação sangüínea, a postura e função respiratória proporcionando saúde e bem-estar.”
São mais de mil tipos de exercícios precisos e simétricos, executados em aparelhos diferenciados ou no solo (MAT Pilates). A aula pode ser em grupo ou individual e dura normalmente uma hora.


Artrose, você sabe o que é isso?

Artrose, osteoartrose ou osteoartrite é uma patologia caracterizada pela destruição da cartilagem articular, causando dor, deformidade e comprometimento das funções da articulação. É a mais freqüente das doenças articulares, podendo acontecer em ambos os sexos, mas, tem maior acometimento nos idosos e nas mulheres. A sua ocorrência aumenta de modo significativo em pessoas com idade avançada. 
Todas as articulações podem ter artrose, porém, normalmente as articulações mais comprometidas são as dos joelhos, da coluna, do quadril (articulações que suportam muitas cargas), e a dos dedos (devido aos esforços e movimentos repetitivos).
Os principais sintomas são dores, ruídos e inchaços articulares, rigidez articular (principalmente matinal), além de deformidades e diminuição da capacidade de movimentação da articulação.

A causa da artrose pode estar relacionada a vários fatores, tais como, microtraumatismos de repetição, cargas articulares excessivas, obesidade, atividades ocupacionais, fatores metabólicos, endócrinos e hereditários.

O diagnóstico da artrose normalmente é realizado por meio de exame clínico, da história relatada nas consultas e dos achados radiológicos do paciente. Porém, em alguns casos, podem ser necessários outros exames laboratoriais.

A progressão da artrose pode ocorrer de maneiras bastante diversificadas. Em algumas pessoas a doença pode progredir até a destruição da articulação; em outras, pode evoluir muito pouco e até mesmo, depois de dado momento, permanecer estagnada.


UMA ÓTIMA SEMANA A TODOS
ABRAÇOS MALU

Nenhum comentário:

Postar um comentário