quarta-feira, 20 de abril de 2011

MÚSCULO ILIOPSOAS E PILATES

FOTO ACIMA: Exemplo de exercício para fortalecimento do iliopsoas

Quando realizamos um abdominal, seu principal flexor do tronco, o músculo iliopsoas, frequentemente realiza a maior parte do trabalho enquanto os abdominais não são completamente recrutados.
Os músculos iliopsoas se originam na região lombar e então puxa as vértebras desta região durante cada repetição do exercício, especialmente quando seus pés presos ou ancorados, ou as repetições são realizadas rapidamente (“aos arrancos”). Muitos exercícios abdominais podem levar ao desequilíbrio entre o iliopsoas e os abdominais, uma postura inadequada e dores na região lombar.
Quando há desequilíbrios musculares entre os músculos abdominais e o iliopsoas todos os exercícios de flexão de quadril representam uma grande carga compressivas nos discos intervertebrais e puxam as vértebras lombares para frente e para baixo.
Especialmente para os iniciantes, os exercícios abdominais devem ser realizados sem qualquer tipo de flexão de quadril para evitar que a ação do iliopsoas e consequentemente aumentar os riscos de lesões para a região lombar.
Ifbb 38
Vista do músculo iliopsoas mostrando sua linha de ação na região lombar. Note que, as áreas sombreadas (no lado esquerdo) são os pontos de inserção do iliopsoas em cada vértebra da região lombar.
Direitos Autorais
www.ifbb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário